Fiscal · · Atualizado em 17 de outubro de 2026

Subcontratação e redespacho: o CT-e certo e a responsabilidade

Subcontratação, redespacho e CT-e no transporte

O cliente ligou pedindo uma carga para Feira de Santana na quinta. Você não tinha caminhão livre, passou para um parceiro, e o frete rodou sem susto.

Do ponto de vista comercial, resolvido. Do ponto de vista fiscal, você acabou de tomar uma decisão que tem código próprio no CT-e, regra de validação na SEFAZ e consequência de responsabilidade civil que dura até a entrega.

E tem mais: a diferença entre subcontratação e redespacho não é vocabulário de contador. São situações distintas, com emissão distinta, e escolher o código errado gera rejeição ou passivo.

Subcontrata ou redespacha? Veja quem faz o quê na cadeia do frete: quem emite CT-e, MDF-e e CIOT, quem paga e quem responde.

A diferença que define tudo

As duas definições estão no art. 58-A do Convênio SINIEF 06/89, e a distinção é de trajeto.

Subcontratação é o contrato firmado na origem da prestação, quando o transportador opta por não realizar o serviço por meio próprio. Você assumiu a viagem inteira e passou a viagem inteira adiante.

Redespacho é o contrato entre transportadores em que um, o redespachante, contrata outro, o redespachado, para executar parte do trajeto. Você rodou um pedaço e entregou o resto.

Guarde essa imagem: subcontratação é o trajeto todo, redespacho é um pedaço. Toda regra que vem a seguir deriva disso.

Os cinco códigos do campo tpServ

No CT-e existe um campo chamado tpServ, de uma posição, obrigatório. Ele aceita cinco valores:

0 para Normal, 1 para Subcontratação, 2 para Redespacho, 3 para Redespacho Intermediário e 4 para Serviço Vinculado a Multimodal.

Não confunda com o campo modal, que diz se é rodoviário ou aéreo, nem com tpCTe, que separa normal de complementar e de substituição. São três campos diferentes que muita gente mistura na conversa.

Quem emite o quê

No redespacho, cada transportador emite o CT-e do seu trecho. O art. 59 do Convênio SINIEF 06/89 é explícito: quem recebe a carga para redespacho lança o frete e o imposto correspondente ao serviço que lhe couber executar.

O contratante arquiva os conhecimentos que recebe, e eles servem para comprovar crédito de ICMS.

Na subcontratação, o contratante emite o CT-e da prestação e a subcontratada emite o dela indicando que se trata de subcontratação, com razão social e inscrições do contratante. A critério do fisco, a prestação pode ser acobertada apenas pelo conhecimento do contratante.

No dia a dia, esse documento da subcontratada é chamado de Contra CT-e ou CT-e de subcontratação. Não é um modelo fiscal à parte: é o mesmo CT-e, modelo 57, com o tipo de serviço 1 (subcontratação) e o contratante como tomador.

Vale um aviso para quem lembra da regra antiga: a dispensa ampla e automática de emissão pela subcontratada valeu só até setembro de 2002. Quem ainda opera com essa premissa está desatualizado em mais de vinte anos.

A amarração no XML: o grupo docAnt

Aqui está a parte que gera rejeição em série.

Quando o tipo de serviço é subcontratação, redespacho ou redespacho intermediário, o grupo docAnt, de documentos de transporte anterior, tem que ser informado. É a regra G059, e a rejeição correspondente é a 521.

O inverso também é validado. Informar docAnt em CT-e com tipo de serviço Normal gera a rejeição 747.

Dentro de docAnt você identifica o emitente do documento anterior e depois referencia o documento em si, seja em papel, seja eletrônico pela chave de acesso de 44 posições.

Cuidado para não confundir com multimodal. Serviço vinculado a multimodal usa outro grupo, o infCTeMultimodal, e misturar os dois gera rejeição 651 ou 814.

As rejeições que mais pegam

Além da 521, três merecem atenção especial porque revelam erro de classificação, não erro de digitação.

A 746 é a mais sutil de todas. Se o tomador é ele próprio emitente de CT-e, é contribuinte de ICMS e tem CNPJ base diferente do remetente e do destinatário, você simplesmente não pode usar tipo de serviço Normal. A SEFAZ está forçando você a assumir que aquilo é subcontratação ou redespacho.

A 832 valida algo que decorre da definição: na subcontratação, os municípios de início e fim da prestação têm que ser idênticos aos do CT-e subcontratado. Faz sentido, porque subcontratação é o trajeto inteiro. No redespacho essa trava não se aplica, e software que aplica a regra nos dois casos barra emissão legítima.

A 750 lembra que CT-e referenciado como documento anterior não pode estar cancelado. Vale conferir antes de emitir, não depois.

O ICMS: existe transferência de responsabilidade, mas só num dos casos

Este ponto separa quem leu a norma de quem ouviu falar.

A cláusula primeira do Convênio ICMS 25/90 atribui ao contratante a responsabilidade pelo pagamento do imposto na subcontratação, desde que ele esteja inscrito no cadastro de contribuintes do estado de início da prestação. O parágrafo único ressalva que isso não se aplica ao transporte intermodal.

No redespacho não há nada disso. Cada transportador recolhe o imposto do trecho que executou.

Ou seja, a mesma carga passada adiante gera arranjo tributário diferente conforme a operação seja de origem ou de trecho. É por isso que classificar direito importa antes de emitir.

Você não se livra da responsabilidade

Se houver um único parágrafo deste post para levar para a reunião, é este.

O art. 8º da Lei 11.442/2007 diz que o transportador responde pelas ações ou omissões de terceiros contratados ou subcontratados como se fossem próprias. O parágrafo único garante apenas o direito de ação regressiva contra quem executou.

Traduzindo: passar a carga adiante transfere a execução, não a responsabilidade. Perante o dono da carga, quem responde é você.

O Código Civil reforça no art. 756, que estabelece responsabilidade solidária de todos os transportadores no transporte cumulativo, com apuração final entre eles depois. E o art. 733, § 2º, estende a solidariedade ao substituto quando há troca de transportador no percurso.

Um detalhe do art. 750 que vale para o preenchimento do documento: a responsabilidade do transportador é limitada ao valor constante do conhecimento. O que você declara no CT-e é o teto da indenização.

O que conferir antes de contratar o parceiro

A Lei 11.442/2007 exige inscrição no RNTRC para exercer a atividade, nas categorias de autônomo, empresa ou cooperativa. Contratar quem não tem registro válido é problema seu também.

Se o parceiro for autônomo, o pagamento tem regra própria no art. 5º-A: conta de depósito ou conta de pagamento pré-paga em instituição autorizada pelo Banco Central, de livre escolha dele, e é vedado o pagamento por qualquer outro meio.

Repare no § 2º, que costuma passar batido: contratante, subcontratante, consignatário e proprietário da carga são solidariamente responsáveis por essa obrigação de pagamento. A regra alcança o embarcador, não só a transportadora.

E atenção ao § 3º, que equipara ao autônomo a empresa com até três veículos no RNTRC e as cooperativas. Muita transportadora pequena está nessa faixa sem saber.

Sobre o CIOT, lembre que ele não está na Lei 11.442. Desde a Lei 15.485/2026 ele está na Lei 13.703, e a ANTT já o exigia em toda operação remunerada pela Resolução 6.078, e mudou em 2026 com a Resolução 6.078, que ampliou a exigência para além da contratação de autônomo.

Uma limpeza que talvez o seu sistema precise

Para quem cuida da integração fiscal, fica o aviso: os eventos de “Autorizado Subcontratação”, “Autorizado Redespacho” e “Autorizado Redespacho Intermediário” foram revogados pelo Ajuste SINIEF 25/23, com efeitos desde agosto de 2023.

Se o seu sistema ainda tenta gerar esses eventos, é código morto na melhor hipótese e fonte de erro na pior.

No fim, subcontratar bem é uma decisão de três camadas: classificar certo no tpServ, amarrar o documento anterior, e saber que a responsabilidade continua sua. As duas primeiras o sistema resolve. A terceira é contrato e escolha de parceiro.

Este texto faz parte do Guia do CT-e e dos documentos fiscais, que reúne todos os artigos sobre o tema.

← Todos os artigos Conhecer a plataforma →